As colaborações internacionais estão em alta no Brasil desde 2017, e devido a grande visibilidade dos artistas brasileiros nas plataformas musicais, só tendem a aumentar. Mas nem sempre foi assim. Confira a seguir 10 vezes em que artistas brasileiros colaboraram com artistas de outros países!
Sergio Mendes x Black Eyed Peas
Em uma era onde as parcerias internacionais não eram muito comuns aos artistas brasileiros, tivemos a combinação do hip-hop dos Black Eyed Peas com o samba de Sergio Mendes. Em uma exótica combinação do piano com as batidas, a parceira remasterizou em 2006 a música Mas que nada de Jorge Ben Jor – clássico brasileiro de 1963, com Hey Mama do grupo americano e o resultado não poderia ser diferente: além de figurar posições em paradas de vários países e ser indicada na categoria “Canção do ano” no Grammy Latino de 2006, a música atingiu o primeiro lugar nas paradas brasileiras, e ainda pode ser lembrada por ser durante anos, tema do programa Estrelas, apresentado por Angélica na rede Globo.
Vanessa da Matta x Ben Harper
Como primeiro single de seu terceiro álbum de estúdio “Sim”, a brasileira Vanessa da Matta colaborou com o americano Bem Harper na faixa Boa Sorte/Good Luck, um dos maiores sucessos de sua carreira e do ano de 2007 no Brasil. A parceria presente no álbum da cantora apresentou excelente aceitação nas rádios brasileiras e atingiu o primeiro lugar no chart de vendas digitais em Portugal, além de render aos colaborantes o prêmio de “Melhor Música” no Premios Multishow de 2008.
Di Ferrero x Nelly Furtado
All Good things (Come To An End), presente no promissor álbum Loose da canadense Nelly Furtado ganhou em 2008 uma versão especial para os fãs brasileiros. Nesta, Di Ferrero, vocalista da banda Nxzero, cantava parte da musica em português e ainda participava do videoclipe feito para a versão. A colaboração, apesar de considerada exótica na época, por reunir o vacalista de uma banda de rock emo com uma popstar com vertentes no hip-hop e black music, foi bem aceita e teve bom desempenho nas rádios, atingindo o #5 nas paradas brasileiras.
Negra Li x Akon
Em 2009, Negra Li foi recrutada para participar de um dos cinco remixes de Beautiful, terceiro single de Freedom, álbum lançado em 2008 pelo rapper americano Akon. Tal versão, contou com a brasileira cantando em português as partes que originalmente eram interpretadas pelo cantor Colbie O´Donis e ainda foi lançado videoclipe para tal, estrelando Negra Li. A versão original já apresentava bastante popularidade no país, nas rádios e Mtv por exemplo, então a versão em português só somou a divulgação.
Wanessa x Ja rule
Lançada em 2009, “Fly”: parceria entre Wanessa e JaRule marca a introdução de Wanessa no pop internacional. Apesar de já ter feito algumas músicas na língua inglesa, o single em parceria com o rapper americano marca uma era diferente para a cantora brasileira, influenciada pelo pop, eletrônico e r&b music. A musica foi muito bem recebida, principalmente pelo publico da MTV Brasil, na qual concorreu na categoria de “Hit do ano” do Video Music Brasil, premiação realizada anualmente pela emissora
Renne (Hevo 84) x Anahí
Presente na edição deluxe do disco “Mi Delirio” da cantora mexicana Anahí, a canção “Alérgico” ganhou em 2010 uma versão com o vocalista da banda Hevo 84, Renne Fernandes. Assim como a faixa, o vídeo conta com a participação do brasileiro e somando a popularidade de ambos na época, a colaboração teve ótima aceitação do público brasileiro em plataformas musicais, como MTV e Multishow.
Paula Fernandes x Taylor Swift
Com o lançamento do álbum de sua turnê “Speak Now World Tourl” de 2011, Taylor Swift contou com a colaboração da cantora sertaneja, fenômeno no Brasil nesta época, Paula Fernandes para uma nova versão da música Long Live originalmente do álbum Speak Now. A nova versão contava com os vocais de Paula em versos em português e dividindo o refrão com a americana. O sucesso de ambas, indiscutível no Brasil, gerou bons resultados com a parceria: o single estreou em #1 no ITunes Brasil e foi um fenômeno nas rádios brasileiras em 2012.
Anitta x Pabllo x Major Lazer
Em 2017, uma era diferente das demais parcerias citadas no cenário musical, no qual os streams digitais são as mais relevantes para divulgação de músicas, o trio americano Major Lazer decidiu reunir os dois maiores nomes do Brasil no momento: Anitta e Pabllo Vittar. Na medida em que Anitta dava início a seus trabalhos de conteúdo internacional, Pabllo acabava de estourar com seu primeiro álbum “Vai Passar Mal”. Os resultados não poderiam ser diferentes: o vídeo facilmente entrou para a lista de videoclipes mais assistidos em 24 horas no mundo, atingiu o #1 do Spotify Brasil, #25 no Spotify Portugal, e ainda figurou posições no Spotify mundo, além de ser pauta de diversas imprensas internacionais de entretenimento.
Ludmilla x Jeremih
Seguindo a tendência das parcerias internacionais, a cantora Ludmilla colaborou em 2017 com o rapper americano Jeremih e teve seu primeiro videoclipe gravado nos EUA. Colaborando na faixa Tipo Crazy, Ludmilla apostou em um som voltado para a black music e para o hip-hop, diferindo um pouco do som que costuma lançar, mais voltado para o funk e o pop dançante. Apesar da qualidade excelente do vídeo a música não apresentou muito destaque nos charts, como de costume para a cantora brasileira.
Claudia Leitte x Pitbull e J-Lo
Responsáveis pela música da Copa do Mundo de 2014, sediada no Brasil, os norte- americanos Pitbull e Jennifer Lopez colaboraram com a cantora brasileira Claudia Leitte na faixa We Are One (Olê Olá). Impulsionada com o fato de ser tema da Copa, a música teve desempenho notável em vários países e atingiu #59 no Hot 100 da Billboard norte-americana, marcando a última vez que um brasileiro figurou tal segmento da parada. Mais tarde, em janeiro de 2017 Claudia e Pitbull voltaram a colaborar na faixa “Carnaval”.